Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Por que a Carne está cara no Brasil?

Fatores Legais, Econômicos e Politicos.

Publicado por Allan Fernandes Costa
há 2 anos

A carne no Brasil foi o 5º produto mais exportado em 2021, conforme os dados da FazComex.

O principal fator econômico para esse fenômeno, obviamente, é a valorização do Dólar ante o Real. A compra da carne ficou barata para os estrangeiros que aproveitam essa oportunidade. Melhor dizendo, China aproveitou essa situação.

Os Chineses são responsáveis pela maior fatia da exportação das carnes no Brasil e na Argentina, e tem sido uma fonte de renda segura dos Sulamericanos. Veja a materia do Brasil e da Argentina.

Além dessa questão de dependência de um só pais em grande parte da produção de carne, naturalmente há escassez, porque preferencialmente os fazendeiros e produtores vão utilizar de o câmbio estrangeiro em razão da estabilidade e da valoriação, bem como o fato, e talvez mais importante, a não incidência de qualquer tipo de imposto, e ainda a possibilidade de recuperar os valores pagos em toda a produção.

Não bastasse esse fator econômico e politico, temos também a questão tributária.

Em São Paulo, por exemplo, a carne possui uma tributação na compra e na venda de 12% de imposto.

A maior parte dos pequenos e médios açogues são empresas registradas no Simples Nacional, que impede de usufruir de benefícios fiscais e outras maneiras de reduzir a tributação sob o produto.

Como consequência, eles compram e vendem os produtos mais caros do que deveriam e fazem com que o Consumidor pague toda a conta de maneira indevida.

Assim como os combustíveis e outros produtos essenciais, a carne possui um tratamento diferenciado, que implica em um cuidado e um planejamento por parte dos empresários, para que busque melhores saídas para o seu negócio.

Caso queira conversar sobre o assunto.

Sinta-se a vontade para conversar comigo no whatsapp.




  • Sobre o autorAdvogado e Entusiasta do Direito, Professor voluntário.
  • Publicações381
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-que-a-carne-esta-cara-no-brasil/1468172943

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)